Você sabia que a Vitamina D é uma grande aliada pra manutenção de nossa imunidade? Confira mais detalhes!
A vitamina D, essencial para a imunidade, é uma vitamina liposolúvel encontrada em pequenas quantidades em alimentos como gema de ovo, cogumelos, leite e derivados, e principalmente em peixes como arenque e anchova. Sua principal fonte, no entanto, é a exposição solar.
Exposição Solar e Suplementação
De 15 a 20 minutos de exposição solar diária, incidindo nos braços, pernas e barriga, são suficientes para a maioria das pessoas. Indivíduos com histórico de câncer de pele devem ter cuidados especiais. Em casos de deficiência, a suplementação pode ser considerada, mas somente com orientação médica ou nutricional e após exames laboratoriais, pois o excesso também é prejudicial.
Vitamina D e Covid-19: Estudos em Andamento
Um estudo recente na Itália correlacionou a deficiência de vitamina D com maior suscetibilidade à Covid-19. No entanto, trata-se de um estudo observacional realizado no inverno, e mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação. A deficiência de vitamina D é um problema no Brasil, mas a abundância de sol no país pode ser uma vantagem.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Imunidade e Bem-Estar
A vitamina D contribui para a imunidade, mas faz parte de um conjunto de fatores para um sistema imunológico forte. Uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, vitaminas, fibras e sais minerais, aliada a boas horas de sono e atividade física (30 minutos diários), são cruciais para a saúde.