Como controlar a vontade compulsiva de atacar a geladeira nesse período de quarentena? Confira as dicas
Nesta quinta-feira, no programa Manhã CBN, a doutora Cristina Trovó abordou a relação entre ansiedade e alimentação durante a quarentena. A especialista destacou que a ansiedade impacta o comportamento alimentar de duas maneiras principais.
Ansiedade e Inquietude: Impacto na Alimentação
Para algumas pessoas, a ansiedade causa inapetência. Nestes casos, a recomendação é consumir alimentos leves, mesmo sem fome, como sopas, caldos ou vitaminas, para manter a nutrição. A doutora Trovó sugere fracionar as refeições, consumindo pequenas porções ao longo do dia.
Compulsão Alimentar: Buscando Conforto na Comida
No entanto, para a maioria, a ansiedade leva à compulsão alimentar. Muitas pessoas buscam conforto em alimentos industrializados, o que pode resultar em aumento de peso e problemas de saúde como aumento da glicemia, triglicérides e colesterol. A orientação é buscar alternativas mais saudáveis e nutritivas.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Mudando a Relação com a Comida
A especialista enfatiza a importância de entender a origem da fome: se fisiológica ou emocional. Recomenda-se optar por alimentos nutritivos e pouco calóricos, como cenoura, pepino e chás calmantes, como o de camomila, para controlar a ansiedade. A alimentação também pode ser um momento de união familiar, com a escolha de pratos nutritivos e saborosos que tragam prazer e ajudem a lidar com as dificuldades do período.
Em tempos de incertezas econômicas e medo relacionados à Covid-19, a orientação nutricional se torna ainda mais importante para o bem-estar físico e mental da população. A busca por alternativas saudáveis e o cuidado com a saúde mental são essenciais para enfrentar este momento.