Você é daqueles que não fica sem refrigerante? Nutricionista analisa os problemas que o consumo excessivo da bebida pode causar
Neste artigo, abordaremos dez motivos para abandonar o refrigerante. A nutricionista Cristina Trovó nos ajuda a entender os impactos negativos dessa bebida na saúde.
O Açúcar e suas Consequências
O consumo excessivo de refrigerante está diretamente ligado a problemas de saúde. Uma lata de 350ml contém cerca de 37 gramas de açúcar, equivalente a mais de duas colheres de sopa. Essa quantidade elevada sobrecarrega o pâncreas, aumentando a produção de insulina e podendo levar à resistência insulínica e diabetes tipo 2. Além disso, o alto teor de sódio contribui para a hipertensão e outros problemas cardíacos.
Outros Malefícios do Refrigerante
O refrigerante também contribui para a obesidade, devido ao alto teor de açúcar, e apresenta riscos relacionados aos aditivos químicos presentes em suas versões com e sem açúcar. A versão adoçada artificialmente contém corantes, acidulantes e conservantes que podem estar associados ao desenvolvimento de câncer. Outro ponto importante é a influência negativa na saúde óssea. O ácido fosfórico presente no refrigerante diminui a absorção de cálcio e aumenta sua excreção, levando a deficiências minerais e aumentando o risco de osteoporose. Por fim, o pH ácido irrita o estômago, agravando problemas como gastrite e azia.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Alternativas Saudáveis ao Refrigerante
Para substituir o refrigerante, a nutricionista recomenda o consumo de sucos naturais, de baixo índice glicêmico, como os de frutas vermelhas ou acerola. A dica principal é evitar a compra de refrigerantes, mantendo-os fora de casa. A água com gás, adicionada de limão ou hortelã, pode ser uma alternativa refrescante e saudável, desde que consumida com moderação.
Abandonar o refrigerante requer esforço e consciência, mas os benefícios à saúde são inúmeros. Priorizar alternativas mais saudáveis e estar atento aos impactos negativos do consumo excessivo dessa bebida são passos cruciais para uma vida mais equilibrada e saudável.