Você sabe o que é ‘compulsão alimentar’? Nutricionista explica o transtorno que está relacionado a ansiedade
A compulsão alimentar é um transtorno que se caracteriza pela ingestão descontrolada de alimentos. A pessoa afetada come rapidamente, geralmente sozinha, e sem se preocupar com a qualidade ou quantidade do que está consumindo, alternando entre doces e salgados. Este comportamento está fortemente ligado à ansiedade e não se trata de um ato prazeroso, mas sim de um mecanismo para lidar com emoções negativas.
Diagnóstico e Causas
Não é fácil diagnosticar a compulsão alimentar. A frequência e a intensidade dos episódios de consumo excessivo são fatores importantes. Se esses episódios começarem a causar incômodo e interferirem na vida da pessoa, é fundamental buscar ajuda profissional. Nutricionistas podem auxiliar na construção de uma alimentação equilibrada e na prevenção de crises, enquanto psicólogos trabalham na identificação e no tratamento das causas subjacentes, como a ansiedade. A culpa após os episódios de compulsão é outro sintoma comum e agravante.
Consequências e Prevenção
As consequências da compulsão alimentar podem ser graves, incluindo obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto e até mesmo o desenvolvimento de outros transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Para prevenir a compulsão, recomenda-se evitar dietas restritivas e optar por uma reeducação alimentar. Comer o que se tem vontade, sem exageros, dando preferência a alimentos nutritivos, é fundamental. Comer com calma, mastigando bem os alimentos, ajuda na percepção da saciedade. Fracionar as refeições e controlar as porções também são estratégias eficazes. Em restaurantes, é preferível pedir à la carte em porções menores do que optar pelo sistema self-service.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Em suma, a compulsão alimentar é um problema complexo que exige atenção e tratamento adequados. Ao combinar uma abordagem nutricional com terapia psicológica, é possível controlar os impulsos, melhorar a saúde física e mental e alcançar uma relação mais equilibrada com a comida.