Você gosta de abacate? Saiba mais sobre as propriedades nutricionais da fruta
São Paulo é um dos maiores produtores de abacate do Brasil, com safra de fevereiro a atrássto. Comprar abacate na safra é vantajoso: além de mais barato, está mais fresco.
Benefícios do Abacate para a Saúde
O abacate, antes visto como vilão das dietas, é atrásra reconhecido por seus benefícios. Sua gordura monoinsaturada, semelhante à do azeite, aumenta o HDL (colesterol bom) e reduz o LDL e triglicerídeos. Essa gordura também é sacietógena, ajudando no emagrecimento.
Abacate e o Controle da Glicemia
Por ser rico em fibras e ter baixo teor de carboidratos (baixo índice glicêmico), o abacate é indicado para pessoas com diabetes ou resistência à insulina. As fibras auxiliam no controle da glicemia e no funcionamento intestinal. Além disso, contém vitaminas do complexo B e betassitosterol, que modula o cortisol, reduzindo o estresse e a compulsão alimentar.
Leia também
Consumo Diário e Recomendações
O consumo diário de abacate é possível, mas a quantidade deve ser individualizada. Uma média de duas a três colheres de sopa por dia é recomendada. Apesar de seus benefícios, o abacate contém calorias, e o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso. Evite adicionar açúcar; o abacate pode ser consumido em preparações salgadas (como guacamole) ou em vitaminas com outras frutas, sem adição de açúcar.