O que colocar de lanche para as crianças comerem na escola? Confira as dicas
Com o retorno às aulas, a preocupação com a alimentação das crianças aumenta, especialmente no que diz respeito ao lanche escolar. Pensando nisso, a nutricionista Cristina Trovó compartilha dicas práticas e saudáveis para preparar lanches nutritivos e saborosos.
Alimentos Construtores: Priorizando as Proteínas
Para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável, os lanches devem incluir alimentos construtores, ricos em proteínas. Queijo fresco, iogurte, patês de atum ou frango são ótimas opções. A nutricionista sugere alternativas práticas, como desfiar e congelar frango cozido para facilitar o preparo. O queijo fresco se destaca como uma opção mais saudável em comparação aos embutidos, que devem ser evitados.
Alimentos Energéticos: Energia para o Dia a Dia
A segunda categoria essencial são os alimentos energéticos, responsáveis por fornecer a energia necessária para as atividades escolares e brincadeiras. Pães integrais, como o francês integral, são boas escolhas. Cristina Trovó recomenda congelar o pão para maior praticidade e evitar os industrializados, ricos em produtos químicos. Como alternativas caseiras, bolos de banana ou cenoura, biscoitos de polvilho e tapioca também são ótimas opções.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Alimentos Reguladores: A Importância das Fibras
Para um funcionamento intestinal adequado, os alimentos reguladores, ricos em fibras, são imprescindíveis. Frutas e verduras são fundamentais. A nutricionista sugere combinações criativas, como cenoura ou beterraba ralada com patê, tomatinhos cereja com queijo fresco, maçã picada com limão (para evitar o escurecimento), banana picada com aveia e uvas lavadas. A apresentação dos alimentos também influencia na aceitação pelas crianças, sendo importante picar as frutas para facilitar o consumo.
Priorizar alimentos não industrializados e optar por escolhas naturais é o caminho para lanches escolares saudáveis e nutritivos. Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível garantir que as crianças se alimentem bem durante o dia letivo, contribuindo para sua saúde e bem-estar.