CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’ com Cristina Trovó

Você chega com fome do trabalho ou gosta de 'atacar' a geladeira a noite? Nutricionista traz dicas do que pode ou não pode
CBN Nutrição
Você chega com fome do trabalho ou gosta de 'atacar' a geladeira a noite? Nutricionista traz dicas do que pode ou não pode

Você chega com fome do trabalho ou gosta de ‘atacar’ a geladeira a noite? Nutricionista traz dicas do que pode ou não pode

Comer à noite: mitos e verdades sobre a alimentação noturna

O horário da refeição importa?

De acordo com a nutricionista Cristina Trovó, a crença de que comer carboidratos à noite engorda é um mito. O que realmente importa é o equilíbrio da alimentação ao longo de todo o dia, levando em consideração a necessidade calórica individual. Comer demais em qualquer horário, incluindo à noite, pode levar ao ganho de peso, pois resulta em um balanço energético positivo, ou seja, o consumo de calorias supera o gasto.

Alimentos ideais para o jantar

A nutricionista recomenda que o jantar seja uma refeição completa, contendo carboidratos, proteínas e gorduras, porém em quantidades menores, principalmente se a pessoa for dormir logo em seguida. Alimentos muito pesados, ricos em gordura ou açúcar, devem ser evitados, pois podem prejudicar a digestão e o sono, além de causar hipoglicemia de rebote em pessoas com resistência à insulina ou diabetes. Cristina sugere optar por opções leves e nutritivas, como carnes magras grelhadas, saladas, arroz integral, grãos (grão-de-bico, ervilha, lentilha) e peixes.

Sopas e caldos: cuidado com as quantidades

Sopas e caldos podem ser uma opção para o jantar, mas é preciso controlar a quantidade consumida, pois, mesmo sendo líquidos, podem contribuir para o ganho de peso se consumidos em excesso. A nutricionista destaca a importância de se atentar ao volume ingerido, uma vez que sopas e caldos podem ser consumidos em grandes quantidades sem que a pessoa perceba.

Em resumo, a chave para uma alimentação noturna saudável está no equilíbrio e na moderação. O importante é ter um consumo consciente e equilibrado ao longo do dia, levando em conta as necessidades individuais e eventuais condições de saúde, como refluxo.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.