Colunista fala sobre a ‘semiótica’, o estudo dos signos
A educadora Marisa Gennikini discorreu sobre semiótica, a ciência da construção de significados em diferentes linguagens, em um bate-papo na CBN. Segundo ela, a semiótica pode ser aplicada à análise de textos, filmes e até mesmo à nossa própria vida.
Narrativas e a Semiótica
Marisa explicou que, para a semiótica, toda narrativa se estrutura em quatro etapas: manipulação (o estímulo à ação), competência (a crença na capacidade de realização), performance (a ação em si) e sanção (a avaliação do resultado). Ela exemplificou com sua participação no programa da CBN, destacando a motivação, a preparação, a apresentação e a posterior avaliação da experiência.
A Semiótica no Cotidiano
A educadora enfatizou a presença da semiótica em nosso cotidiano, mostrando como as quatro etapas se aplicam a diversos desafios e aprendizados da vida. A constante reinvenção e o aprendizado contínuo são, segundo ela, aspectos cruciais para o crescimento pessoal.
Leia também
Reflexões de Fim de Ano
No contexto do final de ano, Marisa Gennikini fez um convite à reflexão sobre os desafios futuros e a importância de nos prepararmos para novas ações. A vida, para ela, é movimento, e o aprendizado contínuo é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. A conversa terminou com votos de feliz Natal e um agradecimento à equipe da CBN.