Colunista enumera alguns de seus escritores preferidos
A educadora Marisa Gennikini retornou ao programa de poesia da CBN, ainda afetada pela tragédia em Brumadinho. Ela iniciou a conversa abordando a importância da arte como um espaço para sonhar, mesmo diante da dura realidade.
O melhor escritor em língua portuguesa? Uma pergunta impossível
Ao ser questionada sobre o melhor escritor em língua portuguesa, Marisa destacou a impossibilidade de criar uma hierarquia entre autores tão diversos como Mia Couto (Moçambique), Pepetela (Angola), Machado de Assis, Drummond, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa (Brasil), entre outros. Para ela, o que importa é a forma de expressão, o modo de dizer, além do conteúdo.
Atemporalidade e a crítica
Marisa compartilhou sua experiência com a obra “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, que a impactou profundamente antes mesmo de receber o aval da crítica. Ela acredita que o tempo é o melhor crítico, definindo o que permanece e o que se perde no esquecimento. Machado de Assis, por exemplo, se sustenta na tradição ao longo do tempo.
Leia também
A recriação do ritmo poético
Para finalizar, Marisa elegeu Paulinho da Viola e seu poema “Timoneiro” como representantes da recriação do ritmo poético, pois, segundo ela, somos seres em permanente viagem. A conversa encerrou com a certeza de que Paulinho da Viola, a CBN e a poesia permanecerão, assim como as reflexões sobre a arte e a literatura.