CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Papo Certo’ com Marisa Giannecchini

'O Nome da Rosa', de autoria do escritor italiano Umberto Eco, é o destaque da semana
CBN Papo Certo
'O Nome da Rosa', de autoria do escritor italiano Umberto Eco, é o destaque da semana

‘O Nome da Rosa’, de autoria do escritor italiano Umberto Eco, é o destaque da semana

Começamos a semana passada com uma conversa sobre o romance de Umberto Eco, "O Nome da Rosa". O título em si já carrega uma discussão filosófica, a querela dos universais, que opõe a visão realista (as coisas são mais importantes que seus nomes) à nominalista (os nomes são mais importantes que as coisas). Eco escolhe a segunda opção: a palavra "rosa" persiste mesmo após a rosa murchar, simbolizando o poder duradouro das palavras.

A Trama e o Poder da Igreja

A trama se desenvolve em uma abadia medieval, onde o monge Guilherme de Baskerville e seu aprendiz Adso investigam mortes misteriosas. A investigação leva à descoberta de um segredo: um livro de Aristóteles sobre comédia, guardado na biblioteca da abadia. A Igreja proíbe a leitura desse livro, pois o riso e a comédia, representados pela frase em latim "ridendo castigat mores" (rindo, corrigem-se os costumes), ameaçam seu poder.

A Comédia como Ato Revolucionário

A comédia, longe de ser algo superficial, é apresentada como uma força revolucionária. O acesso ao livro de Aristóteles sobre comédia poderia desestabilizar o poder da Igreja, mostrando a importância do pensamento crítico e da liberdade intelectual. O riso, portanto, não é algo ingênuo, mas um instrumento de questionamento e transformação.

Reflexões sobre Linguagem e Expressão

Finalizando, a discussão sobre "O Nome da Rosa" nos leva a refletir sobre a importância da linguagem e das diferentes formas de expressão. O filme, baseado no livro, amplia a discussão, mostrando como diferentes linguagens se complementam na construção de sentidos. A obra de Eco nos convida a uma leitura atenta, que vai além da superfície dos fatos, buscando compreender as complexidades da história e do poder.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.