CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Papo Certo’ com Marisa Giannecchini

Colunista analisa o uso da palavra 'economia' na língua portuguesa
CBN Papo Certo
Colunista analisa o uso da palavra 'economia' na língua portuguesa

Colunista analisa o uso da palavra ‘economia’ na língua portuguesa

A palavra “economia”, derivada do grego (“oikos” e “nomos”), significa originalmente a administração da casa. Este significado inicial extrapola para outros campos, como o mundo dos negócios, mas também se aplica à língua portuguesa.

Economia de palavras na língua portuguesa

A língua portuguesa demonstra economia na utilização de palavras. Nossa memória não é infinita, e a língua se utiliza de mecanismos criativos para evitar sobrecarga de informações. Um exemplo claro é a palavra “pé”, que possui diversos sentidos e usos, como em “pé de vento”, “pé de cabra”, “pé frio” e “pé de meia”, todos relacionados à ideia de base ou sustentação.

Derivação de palavras: prefixos e sufixos

A língua portuguesa utiliza prefixos e sufixos para criar novas palavras a partir de radicais existentes, evitando a necessidade de inventar novas palavras para cada situação. Exemplos incluem a derivação de “feliz” (infeliz, felizmente, felizardo, felicitar), “leal” (desleal, deslealdade, lealdade) e do verbo “ter” (deter, reter, manter). Outro exemplo interessante é a derivação de verbos terminados em “-oa” a partir do verbo “pôr”, como “compus”, “compôs”, e “compusemos”. É importante notar que nem todas as palavras com semelhança sonora ou gráfica são derivadas da mesma raiz, como no caso de “dever” e “ver”.

A riqueza da conjugação verbal

A conjugação verbal também demonstra a riqueza e a economia da língua portuguesa. O estudo e a prática da conjugação, como no caso do verbo “vir” (intervir, interveio), são fundamentais para o domínio da língua e a comunicação eficaz. A prática da pronúncia em voz alta auxilia na memorização e na internalização das conjugações verbais.

Em suma, a economia na língua portuguesa, assim como em outros campos, demonstra criatividade e eficiência na utilização dos recursos disponíveis, permitindo a expressão de uma vasta gama de ideias com um número relativamente limitado de palavras e estruturas.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.