A história e legado de Tom Jobim, em homenagem aos 25 anos de sua partida
Neste episódio da Salinha, homenageamos Tom Jobim, um dos maiores gênios da música brasileira, 25 anos após sua partida. Sua trajetória é marcada por parcerias memoráveis e inovações que impactaram a música mundial.
Bossa Nova e os primórdios de uma lenda
Nos anos 50 e 60, a parceria de Tom Jobim com Vinícius de Moraes resultou em clássicos como as canções para a peça e o filme Orfeu da Conceição/Orfeu Negro, onde a música “Se Todos Fossem Iguais a Você” ganhou destaque. A parceria com Elis Regina em “Canção do Amor Demais” (1958), produzida com a participação de um então desconhecido João Gilberto, prenunciava a bossa nova.
Sucesso internacional e a consagração
A consagração veio com a gravação de “Chega de Saudade” por João Gilberto, em 1958, com sua inovadora batida de violão que conquistou o Brasil e o mundo. A trajetória de Jobim também se entrelaça com o icônico Beco das Garrafas, em Copacabana, ponto de encontro de artistas como João Gilberto, Sérgio Mendes, Wilson das Neves e muitos outros. Jobim compôs ali, em parceria com Vinicius, a inesquecível “Só Danço Samba”. A bossa nova, associada à modernidade do Rio de Janeiro da época, impulsionou a carreira internacional de Jobim, com parcerias e interpretações por artistas como Frank Sinatra.
Leia também
- Show música italiana thiago arancan: Thiago Arancam canta sua trajetória através de grandes sucessos da música italiana
- Música sertaneja em ribeirão preto: Ribeirão Preto e a ligação íntima com a música sertaneja
- Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão abre inscrições para aulas de música e dança
Um legado eterno
De “Desafinado”, com sua harmonia inusitada, a “Sabiá”, parceria com Chico Buarque, e a inesquecível “Águas de Março”, Jobim deixou um legado de canções que atravessam gerações. “Garota de Ipanema”, composta com Vinicius, permanece como uma das músicas brasileiras mais tocadas mundialmente. Tom Jobim, maestro, arranjador, compositor e apaixonado pelo Brasil, nos deixou aos 67 anos, em 8 de dezembro de 1994, mas sua música continua a ecoar pelo mundo, um reflexo de seu talento raro e inigualável.