CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Sala de Música’ com Marcos Frateschi

Relembre a trajetória e os grande sucessos da cantora e compositora Nara Leão
CBN Sala de Música
Relembre a trajetória e os grande sucessos da cantora e compositora Nara Leão

Relembre a trajetória e os grande sucessos da cantora e compositora Nara Leão

A trajetória da capixaba Nara Leão, musa da Bossa Nova, é marcada por talento, amores e lutas. Com ascendência italiana e portuguesa, Nara chegou ao Rio de Janeiro com apenas um ano de idade, onde construiu uma carreira brilhante e polêmica.

Início da Carreira e Influências

Desde jovem, Nara demonstrava paixão pelo violão. Aos 14 anos, matriculou-se na academia de Carlos Lira e Roberto Menescal, iniciando sua jornada musical. Ainda na adolescência, tornou-se professora e aproximou-se dos grandes nomes da Bossa Nova, formando um grupo com Ronaldo Boscoli. Os encontros no apartamento de seus pais em Copacabana resultaram em amizades e romances, inclusive com Menescal e Boscoli. Seus primeiros sucessos, como “Feio Não é Bonito”, datam de 1964, mostrando sua força vocal e musical desde o início.

Sucessos, Política e Teatro

Casada com Rui Guerra (1963-1965) e posteriormente com o cineasta Cacá Diegues (1967-1977), Nara Leão teve uma carreira marcada por grandes sucessos, como a canção “A Banda”, de Chico Buarque, vencedora do II Festival de Música Brasileira. Suas fortes convicções políticas a levaram a exilar-se na Europa em alguns momentos, fugindo da repressão do regime militar. Influenciada por Cacá Diegues, aventurou-se no teatro, chegando a declarar o fim de sua carreira musical em Londres, em 1969, para dedicar-se à atuação. Felizmente, retornou à música e, em 1975, foi eleita a melhor cantora do ano. Ainda cursando Psicologia na PUC-Rio, gravou um disco inteiro com músicas de Roberto Carlos, incluindo a canção “Além do Horizonte”.

Luta contra a Doença e Legado

A partir de 1979, Nara enfrentou problemas de saúde, culminando no diagnóstico de um tumor cerebral em 1986. Apesar do tratamento e da melhora considerável, em 1989, após apresentação no Pará, sofreu uma convulsão e faleceu no dia 7 de junho. Sua última gravação foi “My Foolish Heart”. Nara Leão deixa um legado inesquecível na música brasileira, com sua voz marcante e interpretações intimistas, que transcendem a Bossa Nova e alcançam o samba de morro. Sua trajetória é um exemplo de talento, perseverança e luta, mesmo diante de adversidades.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.