Relembre os sucessos e a trajetória do grupo Ira!, que se apresenta em Ribeirão Preto neste sábado (30)
Nesta quinta-feira, a Salinha de Música da CBN recebeu Nasi, vocalista da banda Ira!, para um bate-papo sobre a trajetória da banda. A conversa percorreu desde o primeiro álbum, lançado em 1985, até os trabalhos mais recentes.
O Impacto de ‘Mudança de Comportamento’
A entrevista começou com a discussão sobre Núcleo Base, música do primeiro disco do Ira!, lançada em 1985. Nasi explicou que a canção questionava o serviço militar obrigatório, um tema que a banda acreditava ser superado pelo Brasil, assim como em outros países considerados “civilizados”. Apesar de respeitar as Forças Armadas, a banda via o serviço militar como um obstáculo para jovens que buscavam ingressar na faculdade ou no mercado de trabalho. A música, apesar da carga política, tornou-se um sucesso inesperado, marcando o início da trajetória do Ira!.
Sucessos e Evolução Musical
A conversa prosseguiu com a explosão da banda em 1986, com o álbum Vivendo e Não Aprendendo. Nasi destacou Flores em Você, uma música com arranjo de cordas, como um marco importante, representando a colaboração com o arranjador Jacques Morel. A formação atual da banda, após um hiato de seis anos, foi apresentada, sendo considerada por Nasi a melhor formação musicalmente falando de todos os tempos. Clássicos como Dias de Luta foram lembrados, com Nasi revelando a inspiração do riff de guitarra no tema de Os Dez Mandamentos (versão de 1950).
Leia também
Reflexões sobre o Rock Nacional
A entrevista abordou as dificuldades de se fazer rock nos anos 80 sob o regime militar, a marginalidade da música na época e o papel dos artistas como questionadores do status quo. Nasi comentou sobre a censura sofrida por algumas músicas, incluindo trabalhos solo seus e de Edgar Scandurra. A trajetória do Ira! foi revisitada, com destaque para álbuns como Clandestino (1990) e Sete (1995), e sucessos como Tarde Vazia e Eu Quero Sempre Mais, que ganharam nova vida com o Acústico MTV. A conversa finalizou com uma prévia do show da turnê Ira! Folk, que aconteceria em Ribeirão Preto, prometendo uma apresentação intimista e emocionante, com sucessos da banda em versões voz e violão.