Você gosta da banda Coldplay? Coluna nesta semana relembra sucessos do grupo britânico de rock alternativo
O Coldplay retornou ao Brasil para três shows memoráveis: dois em São Paulo (dias 7 e 8) e um em Porto Alegre (dia 11). A apresentação fez parte do nosso quadro ‘Sala de Música’, que começou com a clássica ‘Yellow’.
De ‘Yellow’ a ‘Something Just Like This’: Uma Trajetória de Sucessos
Formada em 1996 por Chris Martin e Johnny Buckland, a banda britânica alcançou fama internacional em 2000 com ‘Yellow’, do álbum ‘Parachutes’. Sucessos como ‘The Scientist’ (2002, do álbum ‘A Rush of Blood to the Head’) e ‘Speed of Sound’ (2005, do álbum ‘X&Y’) consolidaram a carreira do Coldplay.
Solidariedade e Evolução Musical
Conhecidos por seu engajamento social, o Coldplay destinou 10% dos lucros para causas humanitárias nos primeiros anos. A banda também apoiou campanhas importantes, como a campanha alimentar de Paul McCartney em 2009, que incentivava a redução do consumo de carne para mitigar as mudanças climáticas. A evolução musical é evidente em álbuns como ‘Viva la Vida or Death and All His Friends’ (2008), que marcou uma transição para o art rock, com experimentações instrumentais e orquestrais. ‘Paradise’ (2011) é outro grande exemplo dessa fase.
Leia também
Um Show Inesquecível e um Futuro Promissor
A recente turnê brasileira incluiu músicas como ‘Something Just Like This’, que animou o público nos estádios do Palmeiras e do Grêmio. Os ingressos para os três shows, incluindo a apresentação que deu nome à turnê de 2017, esgotaram rapidamente. Após o sucesso no Brasil, a banda seguiu para a Argentina. Com 21 anos de carreira, inúmeros hits e prêmios como seis Brit Awards e mais de 80 milhões de cópias vendidas, o Coldplay continua a cativar fãs ao redor do mundo.