Colunista fala da importância da tecnologia na medicina
A cardiologia, entre todas as especialidades médicas, é a que mais se beneficiou dos avanços tecnológicos. Nos últimos anos, houve uma redução significativa nas cirurgias de ponte de safena, graças a inovações como os stents, pequenas estruturas metálicas que desobstruem as coronárias, evitando infartos, principal causa de morte em países ocidentais.
Evolução dos Marcapassos
Os marcapassos, antes grandes dispositivos, hoje são pequenos como uma moeda, capazes de regular os batimentos cardíacos quando o coração falha. Embora a implantação ainda necessite da colocação de fios no músculo cardíaco, a tecnologia avançou para marcapassos sem a necessidade desses fios, minimizando riscos e complicações.
Desfibriladores Cardioimplantáveis e Prevenção da Morte Súbita
A morte súbita por causas cardíacas era um grande temor. No entanto, o desenvolvimento de desfibriladores cardioimplantáveis (DCI) revolucionou o tratamento, prevenindo muitas mortes por meio de choques elétricos em casos de arritmias fatais. Os DCIs identificam padrões eletrocardiográficos de risco e atuam rapidamente, salvando vidas que, sem a intervenção do dispositivo, seriam perdidas.
Leia também
Avanços e o Futuro da Cardiologia
Com o uso da tecnologia, cardiologistas podem atuar preventiva e curativamente, utilizando diversos equipamentos e procedimentos. O coração artificial, por exemplo, já demonstra resultados positivos, e novas tecnologias prometem ainda mais avanços no futuro, melhorando a qualidade de vida e o tratamento de pacientes cardíacos.