Setembro é considerado o mês de combate às doenças cardiovasculares
Neste Setembro Vermelho, dedicado à prevenção de doenças cardiovasculares, a Sociedade Brasileira de Cardiologia reforça a importância de orientações dietéticas para reduzir eventos cardiocirculatórios. Embora existam diversas dietas da moda, muitas carecem de embasamento científico e são inconsistentes.
Dieta DASH: Uma abordagem comprovada
Há décadas, a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) demonstra eficácia na redução de eventos cardiovasculares. Essa dieta, que enfatiza o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, e limita calorias, carboidratos e gorduras animais, além do sal, é um pilar fundamental na prevenção.
Resultados de um estudo recente
Um estudo canadense, com mais de 700 participantes, comparou os efeitos da dieta DASH com simples orientações sobre a dieta. Os resultados mostraram que aqueles que receberam os alimentos da dieta DASH tiveram maiores benefícios, com redução de peso (média de 1,2 kg em seis meses) e significativa diminuição do risco de doenças cardiovasculares, principalmente em quem a seguiu por um ano.
Leia também
Alimentação saudável: a chave para uma vida melhor
A mensagem é clara: uma alimentação saudável, balanceada e consistente contribui significativamente para a redução de riscos de doenças cardiovasculares e para uma melhor qualidade de vida. Comer bem se torna sinônimo de viver mais e melhor.