CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre

'Mal do século', a depressão já atinge mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo
CBN Saúde
'Mal do século', a depressão já atinge mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo

‘Mal do século’, a depressão já atinge mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo

A depressão, doença do século XXI, afeta mais de 300 milhões de pessoas globalmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2015. Estima-se que esse número seja significativamente maior atualmente, considerando um crescimento de quase 20% na prevalência entre 2005 e 2015.

Prevalência da Depressão no Brasil e no Mundo

A prevalência mundial do transtorno supera 5% da população. No Brasil, mais de 12 milhões de brasileiros sofrem com algum grau de depressão, representando a maior prevalência da América Latina e a segunda nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Depressão e Mortalidade após Infarto

Estudos recentes demonstram uma forte correlação entre depressão e mortalidade após infarto do miocárdio. Pacientes que desenvolveram depressão após um infarto apresentaram o dobro da taxa de mortalidade em comparação com aqueles sem o distúrbio, especialmente em indivíduos com doenças cardíacas. A depressão se mostrou o principal fator de risco para morte nesses casos, com a ocorrência prévia de episódios depressivos indicando pior prognóstico pós-infarto. Médicos, pacientes e familiares devem estar atentos aos sintomas depressivos após um infarto.

Recomendações e Considerações Finais

A conscientização sobre os riscos da depressão e sua relação com outras condições de saúde, como doenças cardíacas, é crucial. A atenção aos sinais e sintomas, tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos pacientes e seus familiares, é fundamental para um tratamento adequado e a prevenção de complicações.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.