Qual a influência da religiosidade e espiritualidade no aparecimento de doenças?
Há um ano, comentei sobre a influência da espiritualidade e religiosidade na saúde cardíaca. Por muito tempo, a medicina focou em evidências científicas, o que resultou em grandes avanços. Porém, atualmente, há uma crescente preocupação com a relação entre o indivíduo, seu contexto social e espiritual.
Espiritualidade e Mortalidade: Uma Relação Direta
Estudos recentes demonstram uma relação direta entre práticas religiosas frequentes e menores taxas de mortalidade. Um editorial da revista da Associação Americana de Medicina reforça essa ideia, mostrando que o tema transcende o âmbito de tratamentos alternativos para integrar-se às práticas médicas convencionais.
Benefícios da Espiritualidade para a Saúde
Os benefícios da espiritualidade e crenças religiosas incluem a redução de depressão e suicídio, diminuição do tabagismo, melhora na integração social e uma visão mais otimista da vida. Uma pesquisa com mais de 130 mil indivíduos mostrou que pessoas com práticas espiritualistas apresentaram menos eventos cardiovasculares e taxas de mortalidade menores.
Leia também
- ZARC inclui alho nobre, define regiões e condições ideais para reduzir perdas no campo
- Impactos do tarifaço na saúde mental: Como as atuais crises políticas e econômicas afetam a saúde mental
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
Saúde Integral: Corpo, Mente e Espírito
O professor Howard Cole, da Faculdade de Medicina de Harvard, destaca o empenho das grandes associações médicas americanas em reconhecer a espiritualidade como parte do tratamento, alinhando-se à definição da Organização Mundial da Saúde de saúde como bem-estar físico, mental e social. Essa visão abrangente da saúde se expande globalmente.