Quem não gosta de ouvir música? e a melodia é importante também nos tratamentos para o coração
O coração, frequentemente considerado o órgão das emoções, reage diretamente a elas, numa via de mão dupla. Emoções positivas beneficiam o coração e a circulação sanguínea, enquanto as negativas, como estresse, depressão e raiva, têm efeitos opostos. A neurociência dedica-se a estudar essas respostas do organismo a diferentes estímulos emocionais.
Música e Saúde: Uma Conexão Poderosa
A música vai além do entretenimento, oferecendo benefícios comprovados à saúde. Estudos demonstram seu papel na redução do estresse, como comentado em programa anterior sobre música relaxante no trânsito. O neurocientista Oliver Sacks destaca o poder terapêutico da música, capaz de acalmar, confortar e organizar, sendo especialmente útil em pacientes com alterações neurológicas e comportamentais.
Musicoterapia: Um Tratamento Eficaz
Pacientes que sofreram AVC e apresentam dificuldades de fala, por exemplo, podem se beneficiar significativamente da musicoterapia. Pesquisas utilizam imagens cerebrais para entender como a música afeta o cérebro, mostrando seu potencial no tratamento de diversas doenças, incluindo câncer, autismo, Alzheimer, dores crônicas e Parkinson. Nos Estados Unidos, o programa ‘Sons e Saúde’ incentiva o uso da música para melhorar a saúde em geral.
Leia também
A Música como Elemento de Bem-Estar
Aristóteles já considerava a música algo celestial, de beleza capaz de encantar e elevar a alma. A música, em suas diversas formas, contribui para uma vida mais saudável e equilibrada, impactando positivamente o organismo. Aproveite os bons efeitos da música para o seu bem-estar.