CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre

Cardiologista volta a falar dos problemas que o tabagismo causa à saúde
CBN Saúde
Cardiologista volta a falar dos problemas que o tabagismo causa à saúde

Cardiologista volta a falar dos problemas que o tabagismo causa à saúde

Tabagismo: um problema de saúde pública

O tabagismo é um grave problema de saúde pública, responsável por 20% das mortes em todo o mundo. Dados do Ministério da Saúde apontam que a prevalência do tabagismo entre adultos é de cerca de 10% para homens e 8% para mulheres, embora esses números sejam menores que os registrados anteriormente. A exposição passiva ao fumo também é preocupante, com taxas mais altas entre mulheres (9%) do que homens (8%).

Benefícios da cessação do tabagismo

Apesar dos danos causados pelo tabagismo, a boa notícia é que parar de fumar traz benefícios significativos para a saúde cardiovascular. Um estudo recente com mais de 8.700 fumantes pesados mostrou uma redução de 39% no risco de doenças cardiovasculares relacionadas ao tabaco cinco anos após a cessação. Embora os riscos permaneçam elevados nos dez anos seguintes, estudos anteriores indicavam que após 15 anos, os riscos se equiparam aos de não fumantes. Este novo estudo sugere que a recuperação completa pode levar mais tempo.

Os riscos do tabagismo

É importante ressaltar que não existe consumo seguro de tabaco. Mesmo dois cigarros por dia aumentam em 30% a chance de infarto. O tabagismo causa uma série de problemas graves, incluindo câncer, infarto, derrame e doenças pulmonares.

Deixar de fumar é um ato de amor próprio e um investimento na saúde. Não importa há quanto tempo você fuma, nunca é tarde para abandonar esse vício e colher os benefícios de uma vida mais saudável e longa.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.