CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre

A ingestão de vitaminas é o segredo para 'repor as energias'? Cardiologista explica que não é bem assim... confira!
CBN Saúde
A ingestão de vitaminas é o segredo para 'repor as energias'? Cardiologista explica que não é bem assim... confira!

A ingestão de vitaminas é o segredo para ‘repor as energias’? Cardiologista explica que não é bem assim… confira!

Vitamina: benefícios comprovados ou modismos passageiros?

Mitos e equívocos sobre as vitaminas

O uso de vitaminas frequentemente se baseia em mitos, atribuindo-lhes benefícios que, na maioria das vezes, não são comprovados cientificamente. Muitas pessoas acreditam que a falta de energia ou ânimo é sinal de deficiência vitamínica, necessitando de suplementação. Entretanto, exceto em casos de déficit comprovado, o uso indiscriminado de vitaminas não apresenta benefícios a longo prazo.

A história da suplementação vitamínica

Ao longo dos anos, diferentes vitaminas foram alvos de modismos, com a promessa de efeitos positivos não confirmados por pesquisas científicas. A vitamina C, a vitamina E e, mais recentemente, a vitamina D, tiveram seus momentos de popularidade como suplementos, muitas vezes baseados em especulações e não em evidências sólidas. A suplementação em massa de vitamina D, por exemplo, tem sido questionada por diversos estudos que analisam seus benefícios e potenciais riscos cardiovasculares.

Vitamina D e doenças cardiovasculares: estudo recente

Um estudo recente publicado na revista da Associação Americana de Medicina, com mais de 80 mil participantes, analisou a suplementação de vitamina D na prevenção de doenças cardiovasculares. Os resultados mostraram que não houve redução na ocorrência de infarto, derrame cerebral, mortalidade por doenças cardiovasculares ou mortes por outras causas entre os indivíduos que receberam vitamina D em comparação com aqueles que receberam placebo. A pesquisa concluiu que o uso de vitamina D para proteção cardiovascular não é indicado e necessita de mais estudos.

A utilização de suplementos vitamínicos deve ser pautada em evidências científicas robustas, evitando modismos e buscando orientação médica. A cautela e a busca por comprovação absoluta dos benefícios são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar da população.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.