Médico cardiologista fala sobre tipos de alimentação e a relação com os problemas de saúde
Alimentação e Saúde Cardiovascular: Uma Relação Direta
O cardiologista Dr. Fernando Nobre destaca a forte relação entre a alimentação e a saúde cardiovascular. De acordo com estudos recentes, publicados em revista da Associação Médica Americana, padrões alimentares influenciam diretamente a incidência de doenças e a mortalidade. Um estudo acompanhou homens e mulheres por 32 anos (1984-2017), analisando quatro padrões alimentares e sua relação com doenças cardiovasculares.
Resultados do Estudo e Recomendações
A pesquisa analisou dietas como a mediterrânea e vegetarianas. Os resultados mostraram uma relação direta entre a adesão a dietas saudáveis e a redução de infartos e AVCs, tanto fatais quanto não fatais. As diretrizes americanas para alimentação e saúde recomendam uma dieta variada, rica em nutrientes, com limite de calorias de açúcares adicionados e gorduras saturadas, além da redução da ingestão de sal. A recomendação inclui o consumo de vegetais, frutas, grãos, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras.
Mudança de Hábitos para uma Vida Mais Saudável
Embora mudar hábitos alimentares arraigados possa ser um desafio, a adoção de uma dieta saudável é crucial para reduzir doenças cardiovasculares, principais causas de mortalidade em todo o mundo, incluindo o Brasil. Priorizar uma alimentação equilibrada é investir na proteção da saúde e da própria vida.
Leia também
O Dr. Fernando Nobre reforça a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis para a prevenção de doenças cardiovasculares e a promoção de uma vida mais longa e saudável. A mudança de hábitos, por mais desafiadora que pareça, é um investimento fundamental na qualidade de vida.



