Quantos ovos podemos comer por dia? Saiba os mitos e verdades sobre o alimento
Ouvintes da CBN, uma dúvida frequente nos consultórios médicos é: quantos ovos podemos comer por dia? A resposta, didaticamente, se divide em três partes.
O colesterol e os benefícios do ovo
O colesterol é essencial à vida, participando da formação das células e produção de hormônios. A gema do ovo, rica em ferro e colina, é fundamental na prevenção da anemia e no desenvolvimento fetal e proteção cerebral.
A produção de colesterol pelo corpo e os riscos do excesso
Cerca de 75% do colesterol sanguíneo é produzido pelo fígado. Embora essencial, o excesso de colesterol é prejudicial, contribuindo para a formação de placas de ateroesclerose, que podem levar a infartos e derrames.
Leia também
Novos estudos e recomendações sobre o consumo de ovos
Recentes pesquisas reavaliaram o consumo de ovos, mostrando que a condenação anterior ao seu consumo foi precipitada. Um estudo com mais de 29 mil pessoas, acompanhadas por 17 anos e meio, indica associação entre o consumo de mais de 300mg de colesterol diário (equivalente a aproximadamente dois ovos) e maior risco de doenças cardiovasculares e mortalidade. O consumo exagerado de ovos (meia dúzia ou mais por dia) deve ser desencorajado, apesar de recomendações em contrário de alguns profissionais de saúde. Novas evidências científicas levaram a uma revisão das orientações sobre o consumo de ovos, mostrando a necessidade de moderação.