CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre

Você sabe como funciona o aprimoramento de um tratamento? Cardiologista explica
CBN Saúde
Você sabe como funciona o aprimoramento de um tratamento? Cardiologista explica

Você sabe como funciona o aprimoramento de um tratamento? Cardiologista explica

Medicina baseada em evidências: a chave para tratamentos eficazes

Testes aleatórios e duplo-cego

A medicina moderna, especialmente a cardiologia, deve seguir a medicina baseada em evidências. Isso significa testar tratamentos de forma aleatória, com pacientes incluídos em estudos sem que eles ou os pesquisadores saibam quem recebe qual tratamento (intervenção duplo-cego). Um exemplo: ao testar um medicamento para pressão alta, o estudo deve avaliar se ele reduz mortalidade, derrames e infartos em comparação a um grupo controle. Somente após comprovação de eficácia, o tratamento pode ser considerado seguro e eficaz.

Tratamentos comprovados e não comprovados

Diversos tratamentos cardiológicos foram testados dessa maneira. O uso de ômega 3 para prevenção cardiovascular, por exemplo, não atendeu a esses critérios e, portanto, não deve ser usado sistematicamente. Já as estatinas para colesterol alto mostraram eficácia e segurança na redução de eventos cardiovasculares. A prioridade deve ser o uso de medicamentos testados e comprovadamente eficazes e seguros.

A importância da comprovação científica

É fundamental que tratamentos sejam baseados em evidências científicas robustas, e não em argumentos sem comprovação, como o “mal não faz”. A utilização de tratamentos sem respaldo científico pode, na verdade, ser prejudicial. Como diz um verso de cordel: “Aqui já nesta rica sepultura um homem de pouca sorte teria escapado da morte se não tivesse morrido da cura”. Priorizar a ciência garante tratamentos mais seguros e eficazes para os pacientes.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.