Você sabia que a falta de cuidados com a saúde bucal estão diretamente relacionados com problemas cardiovasculares?
Saúde bucal e doenças cardiovasculares: um elo inesperado
Higiene bucal precária e risco cardiovascular
A relação entre saúde bucal e doenças cardiovasculares, embora possa parecer surpreendente, é significativa. Um recente estudo coreano, envolvendo mais de 8 mil pacientes com 30 anos ou mais, analisou a associação entre periodontite (inflamação e infecção bacteriana da gengiva) e doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio. A pesquisa considerou a higiene dental e a presença de periodontite para avaliar a probabilidade de eventos circulatórios em 10 anos.
Resultados preocupantes
Os resultados revelaram que aproximadamente um terço dos participantes apresentava risco moderado de doença cardiovascular. Cerca de 45% tinham periodontite em algum grau, e metade escovava os dentes menos de três vezes ao dia. O estudo concluiu que o diagnóstico de doença periodontal, especialmente em indivíduos com menos de três escovações diárias, estava diretamente associado a um aumento de cerca de 30% no risco de doenças cardiovasculares.
Leia também
Prevenção integrada
A pesquisa reforça a importância da higiene oral adequada na prevenção de doenças cardiovasculares, juntamente com outros fatores de risco conhecidos, como tabagismo, colesterol alto, hipertensão, obesidade e sedentarismo. Cuidar da saúde bucal é cuidar também da saúde do coração.