CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre

Colunista salienta os riscos das doenças cardiovasculares
CBN Saúde
Colunista salienta os riscos das doenças cardiovasculares

Colunista salienta os riscos das doenças cardiovasculares

Ômega 3: Suplemento não recomendado para prevenção de doenças cardíacas, aponta estudo

Doenças cardiovasculares: um problema de saúde pública

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, representando cerca de um terço dos óbitos. Por isso, a busca por métodos de prevenção e intervenção eficazes é crucial. Medidas como controle do colesterol, pressão arterial e diabetes, além da prática de atividades físicas, manutenção do peso ideal e abandono do tabagismo, são fundamentais para reduzir o risco dessas doenças.

Ômega 3 e a prevenção de doenças cardíacas: resultados de estudo

Apesar da crença popular, um estudo recente do Royal Berkshire Hospital, em Londres, analisando mais de 70 mil pessoas, concluiu que o uso de ômega 3 por mais de quatro anos não demonstrou associação com a redução de doenças coronarianas, como infarto. Os pesquisadores não observaram benefícios significativos na prevenção de eventos cardíacos fatais ou não fatais, mesmo em indivíduos com alto risco.

Recomendações médicas

Com base nesses achados, até que novas evidências científicas surjam, o uso de ômega 3 como medida preventiva de doenças cardíacas não é recomendado. Ressalta-se a importância da consulta médica para avaliação individualizada e definição de estratégias terapêuticas específicas para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. A prevenção continua sendo a melhor abordagem, com foco em hábitos de vida saudáveis.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.