Saiba quais são os fatores de risco para doenças cardiovasculares
Fatores de risco são condições que aumentam a probabilidade de desenvolver ou agravar uma doença. No caso de doenças cardiovasculares, alguns fatores de risco clássicos são tabagismo, colesterol alto, hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, estresse, menopausa, idade, gênero e raça. Destes, apenas idade, gênero e raça são inalteráveis.
A Interação de Fatores de Risco
A combinação de fatores de risco aumenta exponencialmente o risco de doenças. Por exemplo, se a hipertensão aumenta em 10% a chance de infarto em 10 anos e o diabetes também aumenta em 10%, a combinação dos dois não resulta em 20%, mas sim em um risco significativamente maior, possivelmente próximo a 40%.
Prevenção e Cuidados
Compreender os fatores de risco é crucial para a prevenção de doenças cardiovasculares. A modificação de hábitos de vida, como a adoção de uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos, contribui significativamente para a redução dos riscos. O controle de doenças como diabetes e hipertensão também é fundamental.
Leia também
- Benefícios do café para a saúde: Pesquisa aponta que consumo moderado de café traz benefícios à saúde
- ZARC inclui alho nobre, define regiões e condições ideais para reduzir perdas no campo
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
Um Guia para o Cuidado do Coração
Consciente da importância da prevenção, o livro “Lições para Cuidar Bem do Coração” foi lançado em março e relançado em Brasília durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A obra reúne informações valiosas sobre a saúde cardiovascular, oferecendo orientações para um estilo de vida mais saudável e a prevenção de doenças cardíacas. A obra busca auxiliar na jornada de cuidado pessoal e bem-estar.