Qual a melhor alimentação para um coração saudável? Saiba como administrar sua dieta
Alimentação e saúde cardiovascular: o equilíbrio é a chave
Dieta balanceada: a recomendação principal
Segundo o Colégio Americano de Cardiologia, a melhor alimentação para um coração saudável é aquela balanceada, rica em alimentos com comprovadas ações benéficas e moderada no consumo daqueles que podem ter efeitos indesejáveis, como gorduras saturadas e alimentos com excesso de sal.
Estudo da Lancet: low carb e seus impactos
Um estudo de 25 anos, publicado na revista The Lancet, acompanhou mais de 15 mil pessoas que adotaram a dieta low carb. Os resultados mostraram que consumos muito baixos ou muito altos de carboidratos se correlacionaram com aumento da mortalidade. O risco mínimo foi observado em um consumo entre 50% e 55%. A substituição de carboidratos por gorduras ou proteínas de origem animal aumentou substancialmente a mortalidade, enquanto a substituição por legumes, vegetais e frutas a reduziu.
Leia também
- Benefícios do café para a saúde: Pesquisa aponta que consumo moderado de café traz benefícios à saúde
- ZARC inclui alho nobre, define regiões e condições ideais para reduzir perdas no campo
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
A moderação como princípio fundamental
O estudo indica que uma pessoa de 50 anos que seguiu uma dieta low carb com menos de 30% de energia proveniente de carboidratos perdeu quatro anos de vida durante o período de 25 anos analisado. O mesmo ocorreu com aqueles que consumiram mais de 50% de calorias dessa fonte. Assim, a pesquisa reforça a ideia de que, na alimentação, como na vida, o equilíbrio é fundamental, seguindo o princípio aristotélico da virtude no meio.