Cardiologista reforça a importância de uma dieta balanceada para a manutenção da saúde
Ouvintes da CBN, a preocupação com a alimentação é justificável. Dados globais, incluindo o Vigitel do Ministério da Saúde, mostram que a população brasileira consome menos frutas, verduras e legumes do que o recomendado, e mais gorduras saturadas, embutidos e sal do que o ideal. O consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas também está acima do tolerável para a saúde cardiovascular.
Alimentos que beneficiam o coração
Um estudo do Colégio Americano de Cardiologia, publicado em atrássto, analisou diversos trabalhos sobre alimentação e saúde cardiovascular. A pesquisa concluiu que dietas ricas em vegetais, frutas, grãos e quantidades moderadas de nozes e avelãs trazem grandes benefícios para o coração. Entretanto, dietas com baixo teor de gordura, apesar de reduzirem a pressão arterial, aumentaram os níveis de LDL colesterol, o que leva à aterosclerose, além de aumentar o risco de fraturas ósseas e mortalidade.
Efeitos de açúcar e álcool
O estudo também revelou uma ligação entre o consumo de açúcar adicionado e maior risco de AVC, infarto e morte por aterosclerose. O consumo moderado de bebidas alcoólicas mostrou redução no risco cardiovascular, mas esse efeito positivo é contrabalançado pelo aumento do risco de doenças hepáticas e câncer. Inclusive, mesmo o consumo moderado de álcool aumenta a chance de AVC.
Leia também
- Benefícios do café para a saúde: Pesquisa aponta que consumo moderado de café traz benefícios à saúde
- ZARC inclui alho nobre, define regiões e condições ideais para reduzir perdas no campo
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
Equilíbrio alimentar: a chave para a saúde
O consumo moderado de café e chá parece apresentar efeitos benéficos. Em resumo, o equilíbrio é fundamental. Priorize alimentos com comprovados benefícios e modere o consumo daqueles com efeitos adversos, como gorduras saturadas e alimentos com excesso de sal. A saúde do coração, e a saúde em geral, depende de escolhas alimentares conscientes e equilibradas.