Cardiologista reforça a importância da prática de exercícios físicos para uma melhor qualidade de vida
Desde a década de 1960, estudos demonstram a importância da atividade física para a saúde cardiovascular. Pesquisas realizadas em Framingham, Massachusetts, estabeleceram a relação entre inatividade física e maior risco de infarto, diabetes, osteoporose, obesidade e outras doenças.
Benefícios da atividade física e alimentação saudável
A prática regular de exercícios físicos, combinada com uma alimentação saudável e balanceada, contribui significativamente para a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, a interação social positiva também desempenha um papel crucial na redução do risco de infarto, impactando positivamente a saúde psicossocial.
Estudo com idosos na Itália
Um estudo realizado em Brescia, Itália, com mais de 1.200 indivíduos entre 60 e 77 anos, comprovou a eficácia de um programa integrado de exercícios físicos, dieta adequada, estímulos cognitivos e monitoramento de fatores de risco. Após dois anos, o grupo que participou do programa apresentou uma redução de 53% na incidência de novas doenças crônicas, comparado ao grupo controle. A incidência de novas doenças foi de 17% no grupo de intervenção e 20,5% no grupo controle.
Leia também
A importância de um estilo de vida saudável
Esses resultados reforçam a importância de adotar um estilo de vida que priorize a saúde e o bem-estar em todas as faixas etárias. Como disse o lendário jogador de futebol americano Jim Brown: “Os homens perdem a vida para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde; e por estarem ansiosamente preocupados com o futuro, esquecem do presente, de forma que acabam por não viver nem no presente, nem no futuro, e vivem como se fossem nunca morrer, morrendo como se nunca tivessem vivido”. Priorizar a qualidade de vida, em todas as suas dimensões, é fundamental para uma vida plena e saudável.