Acontece em Ribeirão 8ª semana de alerta à Síndrome Fetal do Álcool
Ribeirão Preto realiza a oitava semana de alerta à Síndrome Fetal do Álcool (SFA)
Prevenção e conscientização
Em Ribeirão Preto, aconteceu entre ontem e hoje a oitava semana de alerta à Síndrome Fetal do Álcool (SFA), uma iniciativa do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. A ação, que conta com a parceria da Câmara Municipal, Prefeitura e diversos serviços públicos, visa conscientizar sobre os riscos do consumo de álcool durante a gestação e a amamentação. Esta iniciativa, que já dura oito anos, está consolidada no calendário oficial da cidade.
Atividades desenvolvidas
As atividades da semana incluíram mesas redondas, palestras na Câmara Municipal, panfletagem no Hospital das Clínicas, rodas de conversa em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Ribeirão Preto, Vila Seixas, Maria Casa Grande e Marim Sec, e o envolvimento de profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e do Conselho Regional de Medicina. A SFA, também conhecida como Síndrome Alcoólica Fetal, causa lesões no feto devido à exposição ao álcool ingerido pela mãe, podendo resultar em deformidades físicas, deficiência mental e problemas comportamentais. Existem também formas menos visíveis, porém igualmente prejudiciais.
Leia também
Consequências a longo prazo
Os danos causados pela exposição ao álcool durante a gestação podem ser severos, com consequências detectáveis ao nascimento, ou menos aparentes, mas que persistem ao longo da vida, afetando a escolarização e o comportamento. A conscientização é fundamental para evitar essa síndrome, prevenindo prejuízos significativos no desenvolvimento das crianças. As rodas de conversa, abertas à população e usuários dos serviços de saúde, buscam justamente promover essa conscientização e informação.
A iniciativa destaca a importância da prevenção e da conscientização sobre os riscos do consumo de álcool durante a gravidez e a amamentação para garantir um desenvolvimento saudável para as crianças.



