Você sofre de sinusite? Otorrinolaringologista dá mais detalhes sobre a indisposição
Neste artigo, conversamos com o Dr. Guilherme Busato, otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), sobre sinusite.
Sinusite: Aguda ou Crônica?
A sinusite, inflamação nos seios nasais, pode ser aguda ou crônica. A forma aguda, mais comum, manifesta-se com dor, secreção nasal e dor de cabeça intensa, frequentemente afetando a produtividade. Já a sinusite crônica demanda tratamento mais prolongado, podendo até necessitar de intervenção cirúrgica em casos mais graves.
Fatores de Risco e Intensificação sazonal
A sinusite se intensifica em estações mais secas, devido à maior circulação de vírus respiratórios. Fatores como tabagismo, deficiência anatômica nasal e doenças que afetam o sistema imunológico aumentam a suscetibilidade à doença. Gripes, especialmente causadas por vírus como o H1N1, podem agravar o quadro sinusal, resultando em dores de cabeça mais intensas.
Leia também
Prevenção e Tratamento
Para aliviar os sintomas, recomenda-se a higienização nasal com soro fisiológico, além de medidas como lavar as mãos frequentemente e evitar ambientes com muita aglomeração. Indivíduos com histórico de sinusite ou alergias devem procurar um otorrinolaringologista para tratamento preventivo, principalmente durante o outono e inverno. O tratamento de sinusite crônica é de longo prazo, exigindo acompanhamento médico constante e, em alguns casos, cirurgia.
Em suma, a sinusite é uma condição que pode afetar significativamente a qualidade de vida. A prevenção e o tratamento adequado, com acompanhamento médico, são essenciais para controlar a doença e minimizar seus impactos.