Nutrólogo do HC comenta a influência da dopamina no cérebro de pessoas com obesidade
Dopamina e Obesidade: Uma Nova Perspectiva
Uma pesquisa realizada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP) investiga a influência da dopamina no cérebro de pessoas com obesidade. O estudo, liderado pelo Dr. José Henrique Silva, nutrólogo e pesquisador de pós-doutorado, busca entender como a atividade dopaminérgica pode estar relacionada à dificuldade de saciedade em indivíduos obesos.
A Pesquisa: Mecanismos de Recompensa e Saciedade
O Dr. Silva explica que a pesquisa se baseia em estudos que apontam anormalidades em áreas cerebrais ligadas à recompensa alimentar em pessoas obesas. Essas anormalidades afetam tanto o “querer” (motivação pela comida) quanto o “gostar” (prazer obtido com a ingestão). A hipótese é que alterações na forma como a dopamina atua no cérebro podem estar por trás dessas disfunções, levando ao consumo excessivo de alimentos.
Participe da Pesquisa: Chamada para Voluntários
A pesquisa clínica, atualmente na fase de recrutamento, busca voluntários entre 18 e 50 anos, com peso inferior a 120 kg, que não possuam doenças crônicas como problemas renais, hepáticos ou cardíacos, histórico de AVC, doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade) ou uso crônico de medicamentos como antidepressivos. Mulheres grávidas também não podem participar. Os participantes farão duas tomografias cerebrais em um período de um a dois meses, com direito a ajuda de custo de R$100 para despesas de locomoção. Para mais informações e inscrição, acesse o Facebook do HC-FMRP-USP, o site pesquisaobesidade.fmrp.usp.br, o e-mail [email protected] ou o WhatsApp (19) 99977-0423.
Leia também
Os resultados da pesquisa, com duração prevista de um a um ano e meio, prometem trazer novas perspectivas para o tratamento da obesidade, abrindo caminho para o desenvolvimento de novas medicações. A expectativa é de que os achados contribuam significativamente para o entendimento e tratamento desta condição que afeta milhões de pessoas.