Diretora do banco de leite do HC reforça a importância da doação de leite materno para crianças que passam por tratamento
Estoque de leite materno em Ribeirão Preto preocupa
O Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-USP) enfrenta uma preocupante queda no estoque de leite humano, situação agravada pelo frio. Em abril e maio, houve redução significativa, e a tendência é de piora com a chegada do inverno. A demanda é alta, com cerca de 40 bebês precisando diariamente do leite.
Doação de leite materno: como ajudar
Mães que desejam contribuir podem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite. Após avaliação, a equipe orienta sobre a coleta, armazenamento e o fornecimento dos frascos esterilizados. A coleta é feita em domicílio, 7 a 10 dias após o início do processo. O leite doado é essencial para bebês prematuros e doentes, que necessitam do leite materno para sobreviver.
A importância do leite materno para bebês prematuros
Bebês prematuros, principalmente os extremos, muitas vezes não conseguem sugar diretamente da mãe. Mesmo com o incentivo à amamentação, algumas mães não produzem leite suficiente. Nesses casos, o leite doado é fundamental, representando uma questão de vida ou morte para essas crianças. A doação é um ato de solidariedade que salva vidas.
Leia também
Para ajudar, entre em contato com o Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto pelos telefones (16) 3610-8686 ou (16) 3610-2649. A equipe irá orientar sobre o processo de doação.