Endocrinologista traz dicas sobre como identificar problemas na tireoide
O professor doutor Sérgio Lucini Batista, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, concedeu entrevista à CBN para discutir problemas da tireoide.
Detectando Problemas na Tireoide
Segundo o Dr. Sérgio, os principais problemas tireoidianos são nódulos e disfunções hormonais (hipotireoidismo e hipertireoidismo). Nódulos podem causar inchaço no pescoço (bócio ou papo), dificuldade para engolir, alteração de voz e falta de ar. A palpação da tireoide pelo médico é crucial para detecção precoce, auxiliada por exames como ultrassom.
Hipotireoidismo: Sintomas e Prevalência
O hipotireoidismo, deficiência na produção de hormônios tireoidianos, é bastante prevalente, especialmente em mulheres. Seus sintomas incluem cansaço, sonolência, dores musculares, pele seca, unhas frágeis, queda de cabelo, redução de libido, irregularidades menstruais, ganho de peso, constipação e problemas cognitivos. É considerado um dos distúrbios endócrinos mais comuns, depois do diabetes tipo 2.
Leia também
Diagnóstico e Tratamento
Para diagnosticar disfunções tireoidianas, o Dr. Sérgio recomenda a palpação da tireoide, ultrassom e dosagem de TSH (hormônio estimulante da tireoide). A partir dos 35 anos, recomenda-se o exame de TSH a cada 5 anos, e é aconselhável para mulheres que desejam engravidar ou estão grávidas devido aos riscos de aborto e complicações gestacionais. O tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição hormonal (levotiroxina), medicamento disponível gratuitamente no SUS, com acompanhamento médico regular através de exames de TSH.
O médico destaca a importância da avaliação médica periódica e da atenção aos sintomas para o diagnóstico e tratamento eficazes dos problemas da tireoide.