CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Saúde e Bem Estar’ com Sonir Antonini

Endocrinologista fala das ações de combate e conscientização sobre as disfunções na tireoide
CBN Saúde Bem Estar
Endocrinologista fala das ações de combate e conscientização sobre as disfunções na tireoide

Endocrinologista fala das ações de combate e conscientização sobre as disfunções na tireoide

O Dr. Sonira Antonini, docente da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo, concedeu entrevista ao programa Giro CBN para discutir problemas de tireoide.

Tireoide: Glândula e seus Hormônios

A tireoide, uma pequena glândula em formato de borboleta localizada na parte anterior do pescoço, secreta hormônios T3 e T4, essenciais para o metabolismo. Esses hormônios atuam em quase todas as células e órgãos, sendo crucial manter seus níveis dentro da faixa normal para o bom funcionamento do corpo.

Sintomas de Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

O hipotireoidismo (falta de hormônio tireoidiano) apresenta sintomas variados dependendo da idade. Em bebês, pode causar retardo mental se não diagnosticado precocemente pelo teste do pezinho. Em crianças, o principal sintoma é a deficiência de crescimento. Em adultos, manifesta-se com sonolência, lentidão, dificuldade de memorização, diminuição da frequência cardíaca, constipação intestinal, pele ressecada, unhas quebradiças e queda de cabelo. Pode haver discreto ganho de peso. Já o hipertireoidismo (excesso de hormônio) causa nervosismo, ansiedade, insônia, labilidade emocional, taquicardia, perda de peso (mesmo com aumento do apetite), e diarreia. Em idosos, pode se manifestar inicialmente como arritmia cardíaca.

Nódulos na Tireoide

É comum encontrar pequenos nódulos na tireoide com o avanço da idade, sendo a maioria benigna. Nódulos grandes (1cm ou mais), crescimento rápido, dificuldade de engolir, histórico familiar de câncer de tireoide são fatores que preocupam e exigem consulta médica. A maioria dos nódulos descobertos em mulheres entre 20 e 50 anos são benignos, mas a avaliação de um endocrinologista é fundamental para esclarecer cada caso.

A entrevista reforça a importância da conscientização sobre as disfunções da tireoide e a necessidade de procurar um médico endocrinologista para diagnóstico e tratamento adequado.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.