CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’ com Carlos Alencastre

Colunista faz balanço de evento que debateu alternativas para manutenção do Aquífero Guarani
CBN Sustentabilidade
Colunista faz balanço de evento que debateu alternativas para manutenção do Aquífero Guarani

Colunista faz balanço de evento que debateu alternativas para manutenção do Aquífero Guarani

Proteção do Aquífero Guarani

O especialista Carlos Allen Castre participou de evento no México sobre a proteção do Aquífero Guarani, debatendo estratégias para sua preservação em toda a sua extensão, que abrange Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. A discussão incluiu a reafirmação do Acordo de San Juan (2010) pelo Senado Federal brasileiro, sete anos após sua assinatura original, reforçando o compromisso com a gestão transfronteiriça desse recurso hídrico.

Fórum Mundial da Água

Castre também destacou a participação em discussões para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (18 a 23 de março de 2018). Este evento, pela primeira vez no hemisfério sul, abordará temas cruciais relacionados à gestão de recursos hídricos, incluindo a experiência brasileira na proteção do Aquífero Guarani e a questão transfronteiriça.

Cobrança pela Água e o Futuro

Uma experiência mexicana que merece atenção é a cobrança pela água bruta, já implementada no país através de comitês de bacias hidrográficas (Comitês de Cuencas). No Brasil, o tema está em fase inicial, com discussões sobre a cobrança diferenciada de acordo com o uso da água (industrial, agrícola, etc). A experiência mexicana mostra um modelo de gestão mais avançado, que considera o valor da água incorporada a produtos industrializados. Isso apresenta um horizonte para o Brasil, em relação à necessidade de uma cobrança mais justa e eficiente pelo uso da água.

Em suma, a participação em eventos internacionais e a troca de experiências são fundamentais para aprimorar as políticas de gestão de recursos hídricos no Brasil, garantindo a sustentabilidade e a preservação de recursos preciosos como o Aquífero Guarani. A discussão sobre a cobrança pela água, inspirada em modelos internacionais, se apresenta como um caminho promissor para o futuro.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.