Período em casa aumenta consumo de água e energia; por outro lado, poluição do ar é menor
A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas para o mundo, impactando inclusive o meio ambiente. Com o isolamento social, o trânsito diminuiu consideravelmente, resultando em menos poluentes na atmosfera.
Menos carros, menos poluição
A redução no fluxo de veículos nas ruas e estradas é um dos principais fatores que contribuíram para a melhoria da qualidade do ar. Embora caminhões continuem em operação, o trânsito menos congestionado gerou um impacto positivo na emissão de poluentes.
Mudanças no consumo individual
Embora o trânsito tenha melhorado, o consumo individual de recursos como energia elétrica, gás, água e internet aumentou. As pessoas em casa consomem mais desses recursos do que quando estão em escritórios ou fábricas. Há também um aumento no consumo de água e outros produtos de limpeza.
Leia também
Reflexão e futuro
Apesar dos impactos positivos pontuais na qualidade do ar, a pandemia nos convida a refletir sobre nossa relação com o meio ambiente e como podemos minimizar os prejuízos causados pela emissão de poluentes. A diminuição da poluição é temporária, e a retomada das atividades pode reverter os ganhos ambientais. O momento também trouxe uma oportunidade para as pessoas se reconectarem com a natureza, praticando atividades ao ar livre e valorizando o cotidiano.



