Relatório aponta que o Brasil terá problemas hídricos a partir de 2035
Mesmo com vastas reservas hídricas, o Brasil enfrenta riscos de escassez de água.
Água Subterrânea e o Futuro Hídrico Brasileiro
Um estudo recente da Fapesp revelou que, apesar da abundância de água subterrânea, como os aquíferos Guarani e Alter do Chão, o Brasil não tem garantia de segurança hídrica. Projeções indicam que até 74 milhões de brasileiros podem sofrer com a falta de água até 2035.
Consumo e Desperdício: Os Grandes Vilões
O relatório, apresentado no Congresso Brasileiro de Limnologia, aponta o consumo excessivo de água na agricultura (750 mil litros/segundo para irrigação e 125 mil litros/segundo para pecuária) e na indústria (180 mil litros/segundo) como fatores críticos. A dependência de hidrelétricas para geração de energia, com 80% da água proveniente de unidades de conservação, agrava a situação. Além disso, perdas significativas na distribuição de água, chegando a 60-70% em alguns estados, comprometem o abastecimento.
Leia também
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
- Fórum ESG 360º debate sustentabilidade nesta terça-feira (26) em Ribeirão Preto
Soluções para um Futuro com Água
A redução do desperdício, principalmente nas cidades, e a recuperação de matas ciliares são medidas essenciais para garantir o abastecimento hídrico. A recuperação florestal melhora a qualidade da água e aumenta o volume nos rios, diminuindo a necessidade de tratamento. Investir em infraestrutura para reduzir perdas no sistema de distribuição de água também é crucial para mitigar os riscos de escassez.
A situação hídrica brasileira exige ações urgentes e coordenadas para garantir o acesso à água para a população e para as atividades econômicas. A combinação de conservação, recuperação ambiental e melhorias na infraestrutura é fundamental para um futuro com segurança hídrica.



