Especialista analisa as iniciativas que visam preservar o meio ambiente
O agronegócio, um setor de grande impacto ambiental, tem buscado alternativas para reduzir sua pegada ecológica. Em Ribeirão Preto, um movimento chamado Agtech está impulsionando a inovação e a sustentabilidade no campo.
Tecnologia e Sustentabilidade no Agronegócio
A união do conhecimento técnico com a gestão de negócios tem gerado startups de base tecnológica focadas em otimizar processos agrícolas. A principal característica dessas empresas é a busca pela eficiência, produzindo mais com menos recursos. Isso inclui otimizar o uso da água, defensivos agrícolas e mudas, entre outros.
Iniciativas em Ribeirão Preto
A iniciativa Agtech em Ribeirão Preto é uma parceria entre a Esalc-tech (incubadora de startups da Esalc), a consultoria Lidera (focada em negócios do agro) e a Associação de Engenharia de Ribeirão Preto (EARP). O movimento busca transformar o conhecimento gerado em centros de pesquisa e empresas em oportunidades, agregando profissionais de diversos setores.
Leia também
- Embrapa apresentará novidades voltadas à sustentabilidade na agricultura e pecuária na Agrishow
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
Resultados e Perspectivas
Já foram realizados encontros e reuniões para discutir a agenda da Agtech, com eventos programados para os próximos meses, incluindo o Agitech Day. A iniciativa visa fortalecer a inovação e a sustentabilidade no agronegócio da região, contribuindo para um futuro mais sustentável e economicamente viável para o setor. A tecnologia aplicada ao agro se mostra fundamental para a preservação ambiental, permitindo maior produção com menor impacto.



