CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’ com Carlos Alencastre

Rompimento da barragem de Mariana ainda causa impactos ambientais no Brasil
CBN Sustentabilidade
Rompimento da barragem de Mariana ainda causa impactos ambientais no Brasil

Rompimento da barragem de Mariana ainda causa impactos ambientais no Brasil

Há três anos, o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, trouxe à tona um problema de proporções gigantescas: a fragilidade da segurança de barragens no Brasil. O desastre ambiental, até hoje o maior da história do país, gerou impactos sociais e ambientais devastadores que se estendem muito além da região afetada.

Impactos duradouros e barragens vulneráveis

O Rio Doce e as cidades por ele banhadas ainda sofrem com as consequências do rompimento. Indústrias e comunidades tentam se recuperar, enquanto um levantamento recente da Agência Nacional de Águas (ANA) revela que pelo menos 45 barragens brasileiras estão vulneráveis a rompimentos – mais que o dobro das 25 identificadas em 2017. A situação é ainda mais preocupante: a ANA admite que esses dados são subdimensionados.

O problema da fiscalização e a falta de informações

O cenário se agrava com a existência de pelo menos 570 barragens consideradas “fantasmas”, sem identificação clara de responsáveis ou informações sobre sua situação. Em São Paulo, por exemplo, estima-se a existência de mais de 50 mil barramentos, com apenas cerca de 20 mil registrados ou licenciados. A falta de fiscalização e a dificuldade de regularização dessas estruturas representam um desafio imenso.

Caminhos para um futuro mais seguro

A tragédia de Mariana serviu como um alerta, expondo as fragilidades do sistema de segurança de barragens no país. Embora haja avanços na legislação e na fiscalização, o caminho para garantir a segurança dessas estruturas é longo e complexo. Com o período chuvoso, o risco de novos acidentes aumenta, exigindo maior atenção e investimentos em prevenção e fiscalização para reduzir os riscos e proteger as populações e o meio ambiente.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.