Colunista analisa as causas das enchentes da última semana em Ribeirão Preto
Chuvas Intensas Causam Enchentes em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto enfrentou fortes chuvas nas últimas semanas, resultando em enchentes generalizadas, diversos desabrigados e prejuízos significativos em diversos bairros. A cidade, segundo especialistas, não está preparada para lidar com a grande quantidade de água em tão pouco tempo.
Plano de Macrodrenagem: Uma Solução Incompleta?
A cidade possui um plano de macrodrenagem, com previsão de investimento de R$ 170 milhões, que inclui obras em grandes canais como o Ribeirão Preto e o Córrego do Retiro. Embora algumas obras de melhoria em canais já tenham sido realizadas, como o alargamento na Avenida Gerôncio de Gerôncio de Gorgonzález com a Avenida Francisco Junqueira, o problema persiste, com a transferência de inundações para outras áreas, como a Via Norte. A construção de piscinões e reservatórios é apontada como uma solução moderna para auxiliar no escoamento da água em períodos de chuvas intensas, mas ainda não foi implementada em larga escala.
Lixo e Falta de Educação Ambiental Agravam o Problema
Além da infraestrutura inadequada, o acúmulo de lixo nas ruas e o entupimento das bocas de lobo contribuem significativamente para as enchentes. A falta de educação ambiental, com o hábito de varrer o lixo das calçadas para os bueiros, agrava o problema. A manutenção deficiente da limpeza das galerias e bocas de lobo pela prefeitura também é um fator crucial. A combinação de infraestrutura precária, falta de educação ambiental e manutenção inadequada resulta em inundações em pontos específicos da cidade, poluindo os rios e causando danos ambientais e sociais.
Leia também
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
- Secretaria de Meio Ambiente passará a ser Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade
As fortes chuvas expuseram as fragilidades de Ribeirão Preto em relação ao manejo de águas pluviais. A combinação de um plano de macrodrenagem incompleto, falta de educação ambiental e manutenção precária da infraestrutura urbana contribuíram para o caos. A solução passa por investimentos em infraestrutura, conscientização da população e uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.



