CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’ com Carlos Alencastre

As medidas adotadas para recuperar vegetações são eficazes mediante a tantos casos de desmatamento? Nosso colunista explica
CBN Sustentabilidade
As medidas adotadas para recuperar vegetações são eficazes mediante a tantos casos de desmatamento? Nosso colunista explica

As medidas adotadas para recuperar vegetações são eficazes mediante a tantos casos de desmatamento? Nosso colunista explica

O homem, responsável pelo impacto ambiental, busca alternativas para mitigar danos e recuperar áreas degradadas. Mas até que ponto essas iniciativas são eficazes? A geoengenharia, campo que busca manipular o clima com tecnologias, propõe soluções que parecem saídas de ficção científica, como a criação de vulcões artificiais para reduzir a luz solar ou sistemas de espelhos flutuantes que desviariam radiações. Embora promissoras, essas intervenções trazem incertezas e riscos.

Geoengenharia: Uma Espada de Dois Gumes

A geoengenharia apresenta riscos consideráveis. Um estudo publicado na revista Network aponta que países em desenvolvimento seriam os mais afetados, tanto pelas mudanças climáticas quanto pelas estratégias de controle climático. No Brasil, por exemplo, projetos como o lançamento de ferro nos oceanos para absorver CO2 poderiam aumentar o pH dos oceanos, matando espécies marinhas. A pesquisa sobre vulcões artificiais também preocupa, pois poderia impedir a fotossíntese das plantas.

O Acordo de Paris e a Realidade

A corrida pela pesquisa de soluções para controlar o clima está ligada ao Acordo de Paris (COP 21), que estabeleceu metas de emissão de gases do efeito estufa. No entanto, a comunidade científica considera difícil cumprir essas metas, deixando os países em desenvolvimento em situação vulnerável. A falta de cumprimento do acordo gera um desequilíbrio ainda maior, afetando principalmente os países menos desenvolvidos.

Compensações Ambientais: Uma Solução Parcial?

Algumas intervenções são permitidas com a condição de compensação ambiental. Essa compensação, muitas vezes, envolve o plantio de diversas mudas para cada árvore suprimida. Embora essa prática busque um equilíbrio, a supressão de árvores adultas causa um choque ambiental significativo, impactando o clima e a paisagem. A compensação ambiental se mostra como uma ferramenta, mas não uma solução definitiva para os problemas ambientais.

Em suma, a busca por soluções tecnológicas para os problemas climáticos é necessária, mas deve ser cautelosa e considerar os impactos em longo prazo, especialmente para os países em desenvolvimento. Investir em educação e iniciativas sustentáveis é crucial para um futuro mais equilibrado, onde a natureza não seja mais tão impactada pelas ações humanas. A preservação ambiental, aliada a tecnologias inovadoras e sustentáveis, é o caminho para um futuro mais seguro.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.