Fim do ano é período de muita chuva e fica a preocupação com o aumento nos casos de dengue
O período chuvoso no fim do ano aumenta a preocupação com a proliferação da dengue em diversas cidades. Prefeituras intensificam alertas, e dados recentes apontam um quadro preocupante.
Criadouros em Residências
De acordo com informações divulgadas, há uma média de quatro criadouros de mosquitos por residência em Ribeirão Preto e região. A presença de recipientes com água parada, como pneus, garrafas e outros vasilhames, contribui significativamente para a reprodução do Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Prevenção e Conscientização
Apesar das campanhas de conscientização em diversos meios de comunicação, muitas pessoas ainda não realizam a limpeza adequada de quintais e terrenos baldios. A população é instada a redobrar a atenção, eliminando possíveis criadouros em suas propriedades. A simples ação de descartar corretamente materiais como garrafas e pneus já contribui para a redução da proliferação do mosquito.
Leia também
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
- Fórum ESG 360º debate sustentabilidade nesta terça-feira (26) em Ribeirão Preto
Cidadania e Coleta Seletiva
A destinação correta de materiais descartáveis também auxilia na coleta seletiva, beneficiando o meio ambiente e a saúde pública. A limpeza regular dos quintais, além de prevenir a dengue, permite a identificação de materiais recicláveis, contribuindo para uma ação cidadã que impacta positivamente a comunidade. A conscientização individual é fundamental para o controle da dengue e a melhoria da qualidade de vida em toda a região.



