Especialista analisa a relação da tecnologia com o mundo dos negócios
Mais uma vez, Dalton Marx, gerente do Superapark, conversa conosco sobre as tendências globais de consumo para 2019, baseadas em estudos da Euromonitor.
Juntos Digitalmente: A Experiência Coletiva Online
A tecnologia evoluiu, permitindo experiências coletivas digitais. O que antes acontecia em casas de amigos, com jogos de videogame e encontros presenciais, atrásra se transfere para plataformas online. A superexposição nas mídias sociais ilustra essa tendência, com pessoas passando horas em lives e stories. Para os negócios, isso significa a necessidade de oferecer equipamentos com alta conectividade, como smartphones, automóveis conectados e smartwatches, além de aplicativos que conectam pais e filhos ou amigos em atividades físicas.
Todos São Especialistas: O Consumidor Empoderado
O consumidor de hoje tem acesso a uma quantidade imensa de informações. Antes, a dependência do vendedor para informações sobre produtos era grande. Agora, qualquer um pode consultar avaliações online de outros consumidores, tornando a compra mais isenta e informativa. O e-commerce cresce devido a essa facilidade de comparação de preços e produtos. As mídias sociais amplificam o “boca a boca”, com avaliações impactando diretamente a reputação das empresas. Os varejistas precisam investir em estratégias multicanal, oferecendo uma experiência de compra consistente em lojas físicas e online. Além disso, tecnologias que identifiquem avaliações falsas são cruciais para garantir a legitimidade das informações.
Leia também
As tendências apontam para um consumidor cada vez mais exigente e empoderado, com acesso a informações e ferramentas que lhe permitem tomar decisões de compra mais conscientes e informadas. As empresas precisam se adaptar a essa nova realidade, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade e investindo em tecnologias que facilitem a experiência do consumidor.