Consumidor e tecnologia, saiba mais sobre essa relação que é uma tendência cada vez mais forte
O Instituto de Pesquisa Euromonitor divulgou um estudo com as principais tendências globais de consumo para 2019, destacando a forte relação entre tecnologia e hábitos de compra. Conversamos com Dalton Marx, do Supera Parque de Tecnologia e Inovação em Ribeirão Preto, para discutir essas tendências.
Agnósticos à Idade: Tecnologia para a Juventude Eterna
Uma das tendências mais interessantes é o comportamento dos “agnósticos à idade”. Pessoas nascidas nas décadas de 50 e 60 que ignoram a idade e buscam produtos e serviços para manterem-se jovens, tanto física quanto mentalmente. Isso impulsiona o mercado de aplicativos para saúde mental e o uso de tecnologias como patinetes elétricos, como exemplificado pelo uso recente do ex-ministro Joaquim Barbosa.
Consumidor Consciente: Tecnologia para um Consumo Sustentável
Outra tendência marcante é o consumidor consciente, cada vez mais preocupado com o impacto de seus hábitos de consumo. O veganismo e a preocupação com o meio ambiente são exemplos claros. Tecnologias que facilitam a comercialização de produtos orgânicos e o controle biológico de pragas, além de testes in vitro na indústria cosmética, demonstram a busca por alternativas sustentáveis.
Leia também
Conclusão
A tecnologia permeia todas as tendências de consumo, impactando diretamente os hábitos das pessoas. Em futuras colunas, exploraremos outras tendências e sua relação com o desenvolvimento tecnológico.