Você lá ouviu em Arranjo Produtivo Local (APL)? Saiba mais sobre a modalidade de negócio
Arranjos Produtivos Locais (APLs): O que são e como impulsionam o desenvolvimento
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs), também conhecidos como clusters, são agrupamentos de empresas de um mesmo setor que se unem para solucionar problemas em comum e impulsionar o desenvolvimento regional. Essa cooperação, muitas vezes entre concorrentes, gera sinergia e inovação, como observado por Michael Porter em seu livro "Vantagem Competitiva das Nações".
Exemplos de APLs de Sucesso e seus Fatores-Chave
Regiões como a Terra de Itália (Bolonha, Parma) com seus microdistritos especializados em cerâmica, alimentos e maquinário agrícola, e o Vale do Silício, na área de tecnologia da informação, são exemplos emblemáticos de APLs de sucesso. Porter identificou fatores comuns a essas regiões: concentração geográfica de empresas inter-relacionadas (concorrentes, fornecedores, distribuidores); cooperação entre elas; e a presença de entidades de apoio (governo, universidades, associações).
APLs em Ribeirão Preto: Saúde, Software e Cerveja Artesanal
Em Ribeirão Preto, o APL da saúde, com cerca de 200 indústrias, é o mais antigo e consolidado, abrangendo equipamentos médicos, odontológicos, saúde animal, cosméticos, farmacêuticos e biotecnologia. O APL de software, com aproximadamente 100 indústrias, também se destaca, assim como o mais recente APL de cervejas artesanais, que demonstra o dinamismo econômico da região. A presença do Supera Parque, um parque tecnológico, facilita a interação entre as empresas desses APLs, incluindo startups.
Leia também
Os APLs geram resultados práticos positivos, como a realização de eventos (exposições de patentes, encontros de negócios), o fortalecimento da marca da cidade como referência em determinados setores, e a atração de investimentos governamentais para melhoria de infraestrutura e formação de mão de obra. Em Ribeirão Preto, os APLs foram fundamentais para a captação de recursos para laboratórios no centro de tecnologia e para o centro de capacitação profissional em software, além de influenciar os cursos oferecidos na FATEC local. A cooperação e a inovação impulsionadas pelos APLs contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico sustentável da região.