CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Tecnovação’ com Dalton Marques

Estudo aponta que 40% dos profissionais de tecnologia da informação no Brasil estão concentrados no estado de São Paulo
CBN Tecnovação
Estudo aponta que 40% dos profissionais de tecnologia da informação no Brasil estão concentrados no estado de São Paulo

Estudo aponta que 40% dos profissionais de tecnologia da informação no Brasil estão concentrados no estado de São Paulo

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABERTIC) divulgou um estudo revelando um panorama preocupante sobre o mercado de trabalho em TI no Brasil. Apesar do crescimento contínuo do setor, que se manteve resiliente à crise econômica, há uma grande demanda reprimida por profissionais qualificados.

Déficit de Profissionais em TI

O estudo da ABERTIC aponta que entre 2019 e 2024 serão necessários 70 mil novos profissionais de TI por ano. No entanto, o número de formados em cursos superiores na área é significativamente menor, cerca de 46 mil. Este déficit, atualmente estimado em quase 50 mil profissionais, pode chegar a 250 mil postos de trabalho vagos em cinco anos. Um estudo da Softax estima que, em apenas dois anos, esse déficit gerou um prejuízo de R$ 115 bilhões em faturamento para empresas, além da perda de arrecadação de impostos para o Estado.

Causas da Falta de Profissionais e Soluções

As deficiências no sistema educacional, especialmente na área de matemática e exatas, contribuem para o desinteresse e a dificuldade dos estudantes em seguir carreiras em TI. Muitos que ingressam nos cursos superiores acabam desistindo por dificuldades acadêmicas. Para contornar essa situação, empresas têm investido em cursos de curta duração e focados em linguagens de programação específicas. No Polo Industrial de Software (PIS) de Supera Parque, por exemplo, serão oferecidos cursos com bolsas de estudo para incentivar a formação de profissionais.

Profissões em Alta

As áreas com maior demanda por profissionais de TI incluem analistas de software, analistas de sistemas, engenheiros de software e cientistas de dados. A crescente geração de dados pela internet e a popularização dos smartphones impulsionam a procura por profissionais capazes de analisar informações e desenvolver aplicativos mobile intuitivos e amigáveis. A necessidade de profissionais qualificados em TI representa uma grande oportunidade para quem busca uma carreira promissora e bem remunerada, mas exige investimento em educação e capacitação, principalmente em matemática.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.