Projetos do Supera Parque faz um mapeamento de startups
O Supera Parque de Ribeirão Preto, em parceria com a incubadora da Unesco de Abuticabaó (Nova Iave) e a Liga Ventures (aceleradora de São Paulo), realizou um mapeamento de startups do agronegócio, o Agtex. O estudo busca entender o ecossistema de inovação do setor, ainda pouco explorado em sua totalidade.
Mapeamento das Startups de Agronegócio
A pesquisa inicialmente identificou cerca de 750 startups. Após a aplicação de filtros (site ativo, base tecnológica e atuação na cadeia de valor do agronegócio), o número foi reduzido para 307, classificadas em 18 categorias. A categoria com maior número de startups foi a de gestão de fazenda (20%), subdividida em gestão animal, gestão da lavoura e gestão da propriedade.
Tendências e Tecnologias
O estudo revelou tendências como o uso de soluções para aquisição e análise de dados (data analytics e inteligência artificial), integradas com internet das coisas (IoT), drones e veículos aéreos não tripulados (VANTS). Outras áreas em destaque são a economia colaborativa, novas formas de plantio e soluções sustentáveis (Ecofriendly).
Leia também
Resultados e Acesso ao Relatório
O relatório completo, publicado em parceria com a Lig Insight, está disponível no site do Supera Parque e também é divulgado na página do Facebook da instituição. O estudo contribui para uma melhor compreensão do cenário de inovação no agronegócio brasileiro, permitindo articular e otimizar a interação entre os diferentes atores do setor.